O hardware que você nunca vai ter


  Quando falamos sobre hardware, sempre há aquela peça que sonhamos e dizemos a nós mesmos: "Cara, eu nunca vou ter essa p*r#a", porém de certa forma, essa frase pode ser associada apenas a sua capacidade monetária e esta pode ser mudada a ponto de ter o tão sonhado hardware,  por que não?
 Todavia, há nesse mundão véio sem porteira algumas peças que, de fato, tu nunca vai botar a mão, ao menos caso tu não tenhas um contato interno com empresas que simplesmente lhe dão a peça, já que as peças a seguir são MUITO raras e jamais entraram em venda ao público, bora pra lista, fera.

ASUS Marine Cool


Em algum momento da nossa história da informática todo mundo achou que seria super legal fazer hardware que tivesse algo a ver com poderio militar, para algum designer por aí isso deveria lembrar... sei lá, resistência? Pois é, seguindo essa lógica (ou não né) a ASUS mostrou um protótipo em 2009 que pretendia, de fato, se lançado a público, com socket LGA775 e um chipset que, me desculpem os leitores, mas eu não achei em porcaria de lugar nenhum. A Marine Cool possuía o que parecia um VRM que até, pode se dizer, é bastante parrudinho a primeira vista, um dissipador gigrotesto em seu northbridge que era ligado ao do southbridge bem como ao VRM, mas por que eu falo sobre um detalhe tão bobo? A cor desse dissipador faz muitos caboclos pensarem que, de certa forma, a Marine seja a precursora da desnecessariamente cara série Sabertooth da empresa taiwanesa, que só viria a ter um exemplar com a Sabertooth P55, de socket 1156, lançada apenas dois anos depois da Asus apresentar o protótipo da Marine na CeBit de 2009.


ASUS MARS III


A série MARS da Asus é composta por placas dual GPU com chips da Nvidia apenas, esta teve memoráveis exemplares como a primeira MARS, um exemplar único que possuía dois chips de GTX 285 (GT200B, Tesla) em dois PCB's diferentes, e teve outros nem tão memoráveis assim como uma edição catastrófica e demasiadamente cara que era formada por dois chips de GTX 760 (GK104, Kepler), esta era limitada por pouca memória (2048MB per chip, e memória de dual não soma). O exemplar da foto, entretanto, seguia uma linha que talvez, quem sabe, pudesse dar certo, a MARS II teria dois chips de GTX 680 (GK104, Kepler), 4096MB de memória per chip, 24 (???) pinos de alimentação pra criança chorar no over e seria refrigerada no ar mesmo, poucos detalhes saíram sobre o projeto apresentado em 2012, apenas essa foto decente do PCB dela está na net. 

ECS PF88


 Poucas placas-mãe são tão bizarras quanto o projeto lançado pela ECS Elitegroup teje ruim de elite em 2005 na edição daquele ano da CeBit, a placa suportava tanto processadores Intel Socket LGA775 como AMD Socket 939. O principal Socket ficava no PCB principal (por mais ridícula que essa frase possa parecer) portava o Socket da Intel com um SiS 656/Fx e um SiS 965, enquanto outro PCB era ligado através de um PCI-E que ficava mais afastado que a maioria, pra mostrar que era o proprietário para portar o Socket da AMD (como se ser roxo não fosse suficiente pra isso), este que portava um SiS 756 e um SiS 965, dois bancos de memória DDR400 e suportava HyperTransport Link 2GHz. Um detalhe interessante é que ambos os Sockets suportavam CUP's dual-core, porém, não saiu do protótipo.

Radeon HD 5950 (5850 x2)


 Esta pode nem ter uma imagem real divulgada, porque a imagem mais usada pra representa-la pode ser tanto de um exemplar fabricado quanto da versão ES (engineering sample) da antiga HD 5970 (dual Cypress XT) por isso não usarei esta imagem no artigo. A placa em questão usaria dois chips de HD 5850 (Hemlock), e há informações sobre possuir 1024MB de memória, todavia, nem se saber realmente se houve um protótipo produzido de fato, já que as informações sobre a placa são bem escassas.


 Bom, era isso, se gostarem do formato e do conteúdo posso trazer mais desses artigos com curiosidades, todo mundo gosta de curiosidades f*cking curiosidades ftw  e eles devem gerar uma discussão bastante interessante, espero o feedback e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário